As cores das janelas de PVC podem variar bastante, principalmente se você é uma pessoa que gosta de valorizar o esquema de paleta de cores de sua casa.
Quando você opta pelas janelas de PVC, tem que saber que não é apenas uma escolha econômica e funcional, mas também altamente personalizável.
Pode parecer um pequeno detalhe, mas portas e janelas destinadas a durar no tempo, como as de PVC, devem ser estudadas tanto do ponto de vista estético quanto do desempenho.
Afinal, são elementos destinados a perdurar no tempo: escolher as cores das janelas de PVC é um pouco como escolher os pisos e a cor das paredes. Acompanhe!
O que este artigo aborda:
- Por que escolher janelas de PVC?
- Cores das janelas de PVC: como escolhê-las?
- Dois elementos importantes na escolha das cores das janelas de PVC
- A cor é funcional?
- Luz
- Cores das janelas de PVC: efeito madeira, fosco, ou deixe sua imaginação correr solta
Por que escolher janelas de PVC?
O PVC para janelas tem muitas vantagens que você já deve conhecer muito bem. Além de oferecer alto desempenho a um preço muito acessível, o PVC é realmente barato em comparação com as variantes de alumínio ou madeira.
Não só isso: segundo a Construtora Curitiba, é higiênico, fácil de limpar e higienizar, resistente, e, sobretudo, tem uma respeitável capacidade isolante. É por isso que mais e mais pessoas estão o escolhendo para suas casas.
Certo, mas qual das cores das janelas de PVC devemos escolher? É sobre isso que falaremos a seguir, então continue lendo conosco!
Cores das janelas de PVC: como escolhê-las?
Assumimos que o PVC se presta a qualquer tipo de cor. O que importa, no entanto, é a cor que melhor combina com o estilo que você escolheu para a sua casa.
Antes de dar uma olhada nas paletas, portanto, é essencial fazer algumas perguntas sobre o resultado que você deseja alcançar não apenas com os móveis, mas também com a cor das luminárias, que são parte integrante do seu projeto.
Que tipo de ambientes você está mobiliando? Procura um ambiente tradicional, acolhedor e aconchegante, ou um espaço moderno e minimalista?
A coerência estilística pode ser vista em muitos pequenos detalhes: não apenas móveis e pisos, mas também acessórios de decoração, juntas dos azulejos, e sim, até mesmo as luminárias.
Quando o estilo é clássico, é uma boa prática identificar acabamentos quentes e rústicos, que combinam melhor com o veio da madeira que possa lembrar alguns elementos do ambiente.
Quem procura uma mistura de elementos modernos e clássicos, por outro lado, pode encontrar sua solução nas luminárias brancas, muito modernas e discretas, ideais para garantir que a atenção do ambiente esteja voltada para os móveis de madeira ou tapetes.
Quem prefere um estilo mais contemporâneo pode optar por cores neutras, do branco ao preto, com uma série de variações interessantes que também resultam em paletas metálicas.
Dois elementos importantes na escolha das cores das janelas de PVC
Independentemente do estilo que você escolheu, dois elementos muito importantes devem ser lembrados:
A cor é funcional?
Quanto mais distinta a cor, mais difícil será redecorar a sala. No caso de você decidir mudar o interior, o elemento das luminárias se tornará uma restrição importante na escolha do estilo. Se isso não o preocupa, no entanto, você pode escolher livremente;
Luz
A luminosidade de uma sala não é dada apenas pelo número de aberturas que dão para o exterior e pelos pontos de luz presentes.
As tonalidades dos elementos presentes na casa fazem uma grande diferença entre arejado e moderno, quente e acolhedor ou claustrofóbico e escuro.
Resumindo: a escolha é sua, mas as luminárias também contribuem para o resultado final.
Cores das janelas de PVC: efeito madeira, fosco, ou deixe sua imaginação correr solta
Escolher a cor das janelas não é tarefa fácil, principalmente no que diz respeito às de PVC. A razão é que eles são verdadeiramente ecléticos e se prestam a uma grande quantidade de pintura e processamento.
Por exemplo, se você escolheu o PVC, mas gostaria tanto do efeito de madeira, existem muitos tratamentos que podem criar um efeito de madeira na janela, “aquecendo” o ambiente ao redor, e sem sacrificar o desempenho do PVC.
Aqueles que preferem um acabamento mais moderno, por outro lado, podem se jogar de cabeça na escolha de um tom opaco, capaz de criar um efeito verdadeiramente opulento nas janelas da casa.
No final, o que importa é harmonizar a cor dos pisos e paredes com a das luminárias.
A partir daqui, é necessário trabalhar em uma cor que você realmente goste, mesmo em 20 anos ou mais, fácil de combinar com outros elementos, mesmo quando você for trocar todos os móveis da casa movido por um desejo irreprimível. Até a próxima!
Artigos relacionados: