Construção & Acabamento

Diferente do que algumas pessoas pensam, o escoramento de laje é vital dentro de uma construção, haja vista que a sua responsabilidade é de suportar toda a tensão, até alcançar toda a cura do concreto.

Em vista disso, esse é um trabalho que requer muita precisão, seguindo todo o alinhamento e medidas, a fim de que a estrutura fique sempre alinhada.

Mas, diante desse contexto, é normal ter algumas dúvidas. Como deve ser feito o escoramento de laje? Ou, quais materiais preciso utilizar?

A verdade é que o escoramento para laje deve ser o primeiro passo da instalação, até mesmo antes da montagem e colocação das vigas.

Afinal de contas, é ele quem irá garantir que toda a estrutura não caia até o tempo necessário para a cura.

Inclusive, é interessante salientar que há diferentes tipos de escoramento de lajes, que podem variar de acordo com alguns fatores da obra.

Sendo assim, é vital entender sobre o escoramento de laje, haja vista que isso irá garantir a segurança de toda a obra.

Lembrando que o projeto de escoramento de laje deve sempre ficar em uma base sólida e segura, o qual pode ser escorado em madeira ou no contrapiso, até para evitar que ceda no caso de receber a carga de montagem e o concreto.

O que este artigo aborda:

Engenheiros vendo como fazer escoramento de laje
Engenheiros vendo como fazer escoramento de laje
Pin It

O que é laje?

Em suma, a laje nada mais é que um tipo de estrutura feito entre pavimentos de uma edificação, a qual serve tanto para dar suporte ao contrapiso quanto no teto.

E, na grande maioria das vezes, elas se apoiam em vigas que, por sua vez, a sustentação advém de pilares e fazem a adequada distribuição da carga da edificação.

Em relação a sua concepção estrutural, ela é de uma placa onde as duas dimensões – largura e comprimento -, deve ser superior à terceira, que é a espessura, mas com cargas transversais e submetida à flexão.

Além disso, o critério do projeto é a resistência tanto à ruptura quanto à espessura em si. Dessa forma, pode ocorrer de lajes mais bonitas serem seguras à ruptura, mas causar certa insegurança por ter flechas muito grandes ou muitas vibrações.

Quais são os tipos de escoramento para laje?

Uma coisa que é interessante você saber é a respeito dos tipos de escoramento de laje que existem, até mesmo para saber qual é a melhor alternativa.

É vital saber quais são os tipos devido ao fato de existir mais de um tipo de laje, o que faz com que haja tipos de escoramento que são mais adequados do que outros. Os tipos existentes são:

Escoramento de laje maciça

Em suma, o escoramento de laje maciça é uma placa formada por concreto armado, a qual é responsável por resistir tanto à tração quanto à compressão.

Nesse caso, utiliza-se em vãos menores, onde a espessura de concreto armado em compressão é um pouco menor.

No entanto, não há nada que impeça o seu uso em vãos que são maiores, mas existe a necessidade de aumentar o peso próprio da estrutura, além de desperdiçar material sem ganho expressivo de resistência.

Em vista disso, deve-se avaliar a possibilidade de usar outras soluções que possam ser mais úteis e eficazes.

Escoramento de laje com ferro

Já em relação ao escoramento de laje com ferro, as escoras são compostas por torres e vigas, as quais podem ser de aço ou alumínio.

Além disso, o escoramento de laje de ferro tem a função de suportar cargas enquanto se faz o preparo de fôrmas, concretagem e cura das demais estruturas de concreto.

Esse tipo de escoramento para laje é muito comum em vários tipos de obras, o principal atributo desse sistema é a leveza, precisão geométrica, alta capacidade de suporte de cargas e facilidade de montagem.

Um bom andaime para escoramento de laje com ferro é capaz de ter um aproveitamento mais bem-sucedido.

Escoramento de laje com madeira

O escoramento de laje com madeira é com certeza um dos mais comuns, haja vista que tem como principal vantagem o fato de ser mais barato.

Inclusive, o valor para o escoramento de laje com madeira pode chegar a ser até 5x mais barato do que a opção metálica.

Além disso, outro motivo para ser tão comum é o fato de que é possível reaproveitar o seu uso dentro do canteiro de obras.

Agora, em relação à madeira para escoramento de laje, a mais requisitada é o eucalipto e madeiras de reflorestamento, já que não degradam o meio ambiente.

Qual a norma para escoramento de laje?

A norma geral para o escoramento para laje é a Norma Regulamentadora (NR) 15696, a qual estabelece algumas normas de segurança. Abaixo, iremos falar com um pouco mais de detalhes sobre isso.

Escoras metálicas para laje

Fato é que o escoramento metálico oferece uma montagem muito mais fácil, rápida e flexível. Inclusive, é uma escolha eficiente para fazer o nivelamento adequado, mas sem deixar de lado a resistência e ainda preservar o meio ambiente.

Além disso, uma das vantagens da escora metálica é o fato de ser possível recriá-la sempre que a sua vida útil acaba. Nesse caso, é a Norma Regulamentadora (NR) 15696 quem define como deve ser esse tipo de escora.

Escoras de madeira

De fato, usar escoras de madeira ainda levanta uma certa polêmica em relação à preservação dos recursos naturais.

Fora isso, também existe a preocupação em usar matérias-primas certificadas e com o corte controlado. Além disso, também é um tipo que requer mais tempo para aplicar.

E isso acontece devido ao maior risco de deformação, além de ter uma duração muito menor do que a de metal.

Em vista disso, muitos projetos optam por fazer o uso de madeira industrializadas, o que faz necessário estar de acordo com a NBR 9532.

A NBR indica o uso desse tipo para promover o controle de umidade e temperatura. Agora, em relação à madeira em bruto, ela pode ser serrada ou não, mas precisa seguir as determinações da NBR 7190.

Como fazer escora de laje?

Em relação à armadura da laje, tradicionalmente ela é confeccionada com uso de tela soldada nervurada, onde é preciso distribuir no sentido transversal às vigotas, cujo espaçamento deve ser no máximo 30 cm.

No entanto, deve-se analisar cada projeto de forma individual. Afinal, cada obra pode ter algumas necessidades mais específicas.

Então, para evitar qualquer problema, o ideal sempre vai ser consultar um engenheiro estrutural, já que é o profissional nesse assunto.

Escoramento de laje: passo a passo

A primeira coisa que você deve saber sobre o escoramento para laje é que ele deve ser feito antes mesmo da colocação das vigas.

No entanto, ele deve ter apoio de bases firmes, de preferência no contra piso e sob escoras. Atente-se para não deixar vãos com mais de 1,30 m sem linha de escora.

Fora isso, também é necessário respeitar no vão central a contra flecha no máximo 3 cm e no mínimo 2 cm.

É importante sempre respeitar a distância para escoramento de laje, até mesmo para evitar algum tipo de problema.

Caso o vão for de 3,40 a 5 m, procure escorar as vigotas com duas fileiras de pontaletes, mas ele deve ser mais alto que as paredes.

A laje também deve ficar um pouco curvada para cima, a fim de formar a contra-flecha, que é algo que recomendado pelos fabricantes.

Em relação às escuras, o ideal é colocar no sentido inverso ao de apoio das vigotas, antes de colocar os blocos.

Então, nunca force as vigas para cima, uma vez que elas devem ter a base firme, a fim de evitar que elas se afundem no momento da concretagem.

A fixação deve ser feita com calços e cunhas. Agora, sobre as tábuas horizontais dos escoramentos, elas devem ser niveladas pelo respaldo para vãos até 2 m.

Caso ultrapasse essa medida, o próprio fabricante pode indicar o contra-flecha.

Quantas escoras por metro quadrado de laje?

Pode ser necessário fazer o cálculo escoramento de laje, para garantir a máxima precisão e evitar problemas.

Mas o limite de espaçamento entre as linhas de escora é de 1,30 m. Em relação ao vão, divide-se por 1,30, a fim de determinar a quantidade mínima de escora, com o maior espaçamento possível.

Qual a distância correta para escoramento de laje?

A distância máxima entre linhas de escoras deve ser de 1,30 m de eixo. Agora, para as lajes mais altas, o valor diminui para 1 m.

Além disso, o escoramento para laje deve ser feito com tábuas de 1,30 cm em pé, as quais devem ser apoiadas em pontaletes com encaixe para a tábua.

Como tirar escoramento de laje?

Para retirar escoramento de laje, apenas depois que houver a cura total da laje. Quando isso ocorrer, deve-se remover do centro para as extremidades, e nunca o contrário.

Isso é importante para evitar altas tensões de uma só vez. À medida que você retira da escora central, a tensão se aplica pouco a pouco.

Mas, caso tire da forma errada, ou seja, da extremidade ao centro, vai ter um pico de tensão bem no centro da laje.

No entanto, isso vale para as lajes apoiadas, que possuem 4 extremidades. Em relação à retirada de escoramento de laje em balanço, pode ser um pouco diferente.

Quantos dias para tirar o escoramento da laje?

Cerca de 14 dias é o tempo mínimo para fazer a remoção das escoras, mas isso pode depender do que o técnico da obra decidir.

Conclusão

O escoramento para laje é um detalhe muito importante para toda obra, mas que segue um padrão para evitar qualquer problema.

Então, para ter a certeza de que tudo irá ocorrer bem, sem problemas, o ideal é sempre procurar um profissional capacitado.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe C&A

Somos uma equipe de escritores que tem como objetivo ajudar pessoas nos seus projetos de construção e acabamento.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse