Construção & Acabamento

Quer encontrar dicas para construir casas de maneira prática? Em suma, comprar um terreno e construir sua casa é poder realizar um sonho. Uma vez que essa é a melhor maneira de fazer um projeto personalizado, ter acesso a tudo que você deseja e aproveitar ao máximo todo o seu imóvel.

Além disso, para chegar ao melhor resultado com mais rapidez, é necessário se planejar. Dessa maneira, você garante a execução correta de todas as etapas da obra, bem como o cumprimento dos prazos estabelecidos. Assim também evita-se gastos imprevistos, que podem deixar a obra mais cara.

Então, continue a leitura para conferir as dicas para construções de casas. Confira!

O que este artigo aborda:

20 dicas para construir casas
20 dicas para construir casas
Pin It

O que saber antes de começar a construir?

Antes de mais nada, saiba que o planejamento de uma obra pode ser desafiador. Isso porque é preciso considerar diversos aspectos, como a compra de materiais, mão de obra e documentos necessários.

Em relação à construção de um imóvel, há ainda outras particularidades a considerar. Justamente por isso é necessário fazer um bom planejamento para construir. Ou seja, com ele, você já pensa sobre a localização, dimensão e também estrutura do imóvel. 

Afinal, tudo isso deve ser posto no papel para que não aconteçam imprevistos.

20 dicas para construção de casas

Primeiramente, o perfil da sua família precisa ser analisado antes de iniciar a construção. Uma vez que cada pessoa possui necessidades diferentes, sendo necessário adaptar as demandas ao orçamento.

Nesse momento, diversas dicas para construir barato auxiliam a concretizar seus objetivos. Por exemplo:

1. Inicie o processo escolhendo o  terreno

Inicialmente, você deve considerar o lote que será comprado. Ou seja, é fundamental entender sua topografia e também a orientação solar do local. Além disso, o ideal é ter uma boa iluminação natural, uma vez que isso evita o surgimento de mofo e deixa os ambientes mais saudáveis.

Em suma, seu engenheiro ou arquiteto poderá avaliar esses detalhes. Também verifique se existem aclives e qual é a qualidade do solo.

2. Tenha um orçamento definido para a construção

Outro ponto importante é estabelecer o limite financeiro, que irá determinar o que pode ser feito na construção da casa. Dessa maneira, quanto maior for a sua flexibilidade, mais coisas você consegue fazer. Por isso, é fundamental fazer o planejamento financeiro de toda a obra.

Sendo assim, faça cálculos de forma realista. Isso significa evitar exagerar no projeto e nem economizar demais, comprometendo a obra. O ideal é sempre deixar uma margem disponível para imprevistos, porque eles podem acontecer ao longo da execução da obra.

3. Elabore o projeto da obra

Por sua vez, para essa etapa, considere os hábitos e os hobbies da sua família. Mais que isso, confie no trabalho do profissional escolhido.

Uma vez que o projeto bem estruturado contempla questões arquitetônicas, hidráulicas, elétricas, entre outras.

4. Faça todas as documentações

Definitivamente, a parte legal é um requisito obrigatório para poder comprar o terreno. Além disso, é necessário aprovar e formalizar o projeto da obra na Prefeitura, para conseguir a autorização da construção.

Nesse caso, você vai precisar ir atrás de alvarás e licenças, segundo as exigências municipais.

5. Contrate mão de obra especializada

Sendo assim, construir uma casa depende dos profissionais especializados e comprometidos que você contrata.

Por isso, é essencial ter um profissional habilitado acompanhando a construção. Uma vez que, sem ele, você possui responsabilidade civil e criminal sobre tudo que acontece durante a execução do projeto.

6. Defina um cronograma para a construção

A obra deve seguir uma programação definida para evitar possíveis atrasos. Além disso, você precisa conhecer todas as etapas e os seus prazos. Assim, estipule uma data para cada etapa, segundo o prazo médio de execução.

7. Compre os materiais necessários

Mais um ponto é que a aquisição dos itens também precisa ser planejada, buscando evitar desperdícios e problemas com o passar do tempo, para isso, monte uma lista de materiais de construção.

Nesse caso, opte por fazer compras em lotes, sempre buscando economizar. Mas sempre com cuidado para a qualidade dos materiais selecionados.

8. Atenção para a segurança da obra

Em suma, o canteiro de obras é um local perigoso, por isso é necessário ter cuidados. Dessa maneira, inclua a questão de segurança no seu planejamento.

Por exemplo, utilize tapumes, telas de segurança e andaimes para evitar acidentes com pedestres e cercar a obra. 

9. Pense no futuro da casa

No geral, as expectativas para o futuro precisam ser analisadas antes de você finalizar o projeto da casa. Assim, considere se você deseja ter mais filhos, se recebe visitas constantemente, se quer ter uma suíte, entre outros pontos.

Ou seja, construir uma casa implica analisar várias situações futuras possíveis.

10. Tenha uma reserva de material e dinheiro

Aqui, o recomendado é possuir uma reserva de material de acabamento, já que as quebras são frequentes durante a obra. Além disso, tenha ainda reserva de dinheiro para casos de imprevistos.

11. Evite se mudar com a obra em andamento

Tenha em mente que uma obra leva tempo. Provavelmente, você ficará ansioso para se mudar o quanto antes, especialmente se ainda paga aluguel. Ainda assim, sempre espere a conclusão da obra

Isso porque quando você muda para um imóvel inacabado, o tempo de construção da casa aumenta. Bem como a obra fica prejudicada.

12. Pense nos quais locais para guardar as coisas

Além de tudo que foi dito, os móveis são tão essenciais quanto a construção do imóvel. Uma vez que ter pouco espaço pode tornar sua casa uma bagunça. Por isso, analise bem quais móveis serão colocados em cada cômodo.

Por exemplo, nunca esqueça da despensa da cozinha e dos espaços para guardar seus utensílios e toalhas de banho.

13. Avalie a iluminação da casa

A iluminação contribui para o conforto e a qualidade de vida da sua família. Então, considere no projeto luminárias, janelas e lustres, que vão deixar os ambientes mais claros e também bonitos.

Por fim, a iluminação ajuda a valorizar o imóvel em uma venda futura.

14. Estabeleça qual será o estilo de decoração

A melhor maneira de definir a decoração é optar por um estilo que agrade todos.

No entanto, também vale a pena seguir algumas dicas essenciais. Por exemplo, cores fortes e móveis chamativos podem se tornar enjoativos. Já os neutros são elegantes, mas devem ser combinados com outras tonalidades mais fortes.

15. Contrate a ajuda de uma loteadora

Entenda que as etapas listadas até aqui ficam mais fáceis quando você possui a ajuda de uma loteadora. Isso porque ela oferece terrenos segundo as suas necessidades, em bairros planejados e a infraestrutura necessária.

Além disso, você já compra um terreno com toda a documentação em dia, se preocupando apenas com a construção.

16. Opte sempre por qualidade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, poupar dinheiro com materiais nem sempre é recomendado para economizar na obra.

Uma vez que, se o seu objetivo é economizar de verdade, o ideal é ter equilíbrio entre a qualidade e o valor do produto. Ou seja, sempre analisando a real economia para que a construção não seja prejudicada ou que gere gastos futuros que poderiam ser evitados.

17. Observe a relação do terreno com o entorno 

Mais um ponto é que a relação da edificação com o terreno deve ser estudada, pois cada terreno implica em estratégias diferentes de projeto. Por exemplo, um terreno em desnível apresenta soluções diferentes do que outro que seja mais “plano”.  

Além disso, considerar como será a interação com o entorno é fundamental. Tanto no gabarito ou porte de outras edificações, já que colabora na reflexão de como o projeto se mostrará para toda a cidade. 

18. Definia o conceito do projeto

Em suma, o conceito de um projeto é o conjunto de ideias que estão presentes desde o seu início. Assim, o estabelecimento de um conceito permite que você tenha mais resultados com a execução da obra.

Bem como é com o conceito que será definido o partido arquitetônico do projeto. Ou seja, vão ser levados em consideração o estilo, cores, materiais e até mesmo questões relacionadas ao seu uso e preferências pessoais para todos os espaços.

19. Preocupação com ventilação e iluminação natural

Mais uma das dicas para construir é que uma casa com equilíbrio nas aberturas é essencial para uma melhor iluminação e ventilação natural. Por sua vez, isso trará melhor conforto aos moradores, colaborando também com a eficiência energética do local. 

Por exemplo, nos quartos, é sempre melhor que as janelas sejam posicionadas para o leste, que é onde o Sol nasce. Dessa maneira, tomando o Sol da manhã nestes ambientes e não o da tarde. 

20. Cuidado com os financiamentos

Por fim, caso necessário, pesquise até encontrar as melhores opções de crédito disponíveis do mercado. Isso porque é comum que as instituições bancárias ofereçam juros e prazos diferenciados.

Conclusão

Em suma, perceba que para construir sua casa própria, algumas particularidades precisam ser levadas em consideração para que a obra seja a mais tranquila possível. Agora que você já conferiu as 20 dicas para construir casas com baixo custo, chega o momento de colocá-las em prática.

Então, o que achou sobre as dicas para construir? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe C&A

Somos uma equipe de escritores que tem como objetivo ajudar pessoas nos seus projetos de construção e acabamento.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse