Construção & Acabamento

Se você pretende iniciar no ramo da construção civil, ou apenas vai gerir a construção de um imóvel, é necessário ficar atento em relação a uma série de questões.

Afinal de contas, para garantir que nada vai sair daquilo que está planejado, é vital ficar atento em todos os processos.

Em vista disso, também é necessário saber qual tipo de ferro para construção você deve usar, até mesmo para conferir a máxima segurança.

E a verdade é que, por mais que passe de forma imperceptível para os clientes quando o projeto já está pronto, as ferragens não há como construir nada.

Mesmo porque as ferragens, junto com as barras de ferro, são dois insumos vitais em qualquer tipo de construção ou reforma.

Isso acontece devido ao fato de que os tipos de barra de ferro para construção são muito úteis tanto para a sustentação quanto a segurança da obra, tanto na fundação quanto em outras etapas, bem como:

  • Construção de vigas;
  • Colunas;
  • Lajes.

Além disso, ainda é possível usar as barras de ferro em outros formatos, como telas, fios ou barras isoladas.

Por isso, é preciso conhecer os tipos de colunas de ferro para construção, até mesmo para ter a certeza de garantir a máxima segurança de um projeto.

As ferragens podem ter mais de uma recomendação de uso dentro da obra, uma vez que variam em tamanho, preço, grossura e uma série de outras características, de acordo com sua necessidade.

Então, para saber qual é o melhor tipo de ferragem para construção, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a esse respeito. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que este artigo aborda:

Tipos de barra de ferro para construção
Tipos de barra de ferro para construção
Pin It

Para que serve o ferro na construção civil?

Na verdade, as ferragens para construção civil podem ser úteis para uma série de etapas distintas de uma construção, desde a fundação até o processo de acabamento.

Mas, durante a etapa da fundação, utiliza-se esse material para promover a sustentação. Inclusive, as vigas de aço e vergalhões, por exemplo, correspondem a cerca de 7% do custo total de uma obra.

No entanto, tenha em mente que o uso de ferragens pode sim variar de acordo com cada construção, já que depende muito de acordo com o tamanho do projeto.

Inclusive, em prédio e em casas que têm mais de um andar, é preciso que a ferragem seja mais reforçada, até mesmo para garantir a qualidade e segurança da obra.

E, por consequência, também acaba tendo uma representação maior no orçamento da obra. Agora, na etapa de acabamento, o uso das ferragens pode ser bem diferente.

Quando a obra se aproxima da decoração, as ferragens para construção são excelentes para fixar e instalar porta, janelas e portões, por exemplo.

Quais os tipos de ferro para construção?

Hoje em dia, o mercado da construção civil tem uma gama muito grande de ferragens e aços, os quais se distinguem em finalidade de uso, tipos e especificações.

E, dentro das especificações, a principal delas é em relação à resistência, já que é preciso garantir a máxima garantia de um projeto.

No entanto, esse grau varia de acordo com a composição química de cada uma das ferragens. Em vista disso, há três classificações de aço:

  • CA 25: trata-se de uma variação que tem resistência de 250 MPa, sendo o aço mais comum de se usar em barras de transferência. Além disso, é comum encontrar essa ferragem em diâmetros de 6.3mm a 40.0 mm e com a sua superfície lisa;
  • CA 50: é o tipo mais comum de aço dentro da obra, a qual tem o diâmetro variado e uma superfície nervurada. A sua grande vantagem é a resistência de tensão de escoamento de 500 MPa;
  • CA 60: na grande maioria das vezes, o uso do aço CA 60 é para estrutura pré-moldada. No entanto, tem resistência de 600 MPa, com bitolas de 4.2mm a 9.5mm, com a superfície lisa.

Essas são apenas as especificações das ferragens. Mas, em relação aos tipos existente, podemos citar as seguintes:

1. Vergalhões

Em relação a todos os tipos de ferragens, os vergalhões com certeza é um dos mais comuns, já que sua utilização é bem ampla.

Inclusive, de todo o custo de ferragem para construção, uma boa porcentagem é apenas para os vergalhões.

Em suma, elas são vitais na montagem de estruturas como lajes e outras fundações estruturais, ainda que possam ser úteis em conjunto com concreto.

Nesse caso, ela forma o concreto armado, vigas, pilares, vigotas e outros tipos de estruturas para sapatas. Devido a grande versatilidade, algumas barras chegam até 40mm.

2. Arames recozidos

Agora, se formos falar das ferragens mais conhecidas, o arame com certeza ocupa uma das primeiras posições do pódio.

Em relação ao seu uso, na grande maioria das vezes é ideal para ajudar na montagem de armaduras de concreto, o que auxilia na fixação de vergalhões e estribos.

Ademais, o arame recozido é um tipo de arame que consta com alta maleabilidade, permitindo o uso com muita facilidade dentro da construção civil, com aplicação em estruturas que irão receber concreto.

3. Cordoalhas 

Trata-se de um tipo de barra de ferro para construção cujo uso é ideal para pisos, lajes, vigas ou mesmo na armação de peças que são pré-moldadas.

Ou seja, de uma forma geral, trata-se de ferragens que são muito comuns de se usar em concreto protegido.

Fora isso, também é interessante que você saiba da possibilidade de encontrar três tipos principais de cordoalhas, que são:

  • Fios de protensão: ideais para se usar em lajes do tipo alveolares;
  • Cordoalha engraxada e plastificada: são as que não têm aderência ao concreto;
  • Cordoalha aderente: ótimas para projetos e estruturas de porte maior, como pontes.

4. Treliças nervuradas

Já em relação às treliças nervuradas, nada mais é que um tipo de ferragem composta pelo tipo de aço CA 60, sendo que seu uso mais comum é para fabricar vigotas.

Mas, como tem uma estrutura soldada, as treliças acabam por oferecer uma excelente resistência e agilidade na obra, uma vez que é uma peça pré-moldada.

5. Telas nervuradas

Ainda que o nome seja parecido com a anterior, são duas coisas distintas. Na verdade, esse tipo de ferragem forma um tipo de malha retangular ou quadrada.

Mas, assim como os vergalhões, trata-se de fios de aço soldados, o que faz com que sejam mais resistentes.

Além do mais, essas telas são comercializadas como painéis ou em rolos, mas é possível encontrar em diferentes diâmetros e espaçamento entre os fios.

No que tange a sua aplicação, pode ocorrer em paredes de concreto, piscinas de concreto armado, pisos, lajes, tanques e vários outros.

6. Vigas

A obtenção de vigas ocorre a partir do uso de barras horizontais e estribos, dois tipos de ferragens que acabam por receber o peso da laje, mas a distribuem para o resto da estrutura.

Isso quer dizer que as vigas ficam dentro do concreto armado, onde o intuito é oferecer melhor sustentação à estrutura de um imóvel.

Esse é um dos tipos de colunas de ferro para construção mais importantes que tem, já que é a sua função garantir uma resistência ainda maior.

7. Estribos

O estribo é um tipo de ferragem para construção muito comum de se usar ao longo de armaduras de aço que tenham um reforço para a estrutura.

Nas colunas, por exemplo, o estribo é de grande importância porque evita que haja curvatura da postura, sendo também vital na construção civil.

Entretanto, o uso de estribos requer muito conhecimento técnico para que ele se torne eficiente, já que ele pode ser um pouco complexo.

Isso acontece devido a necessidade de conhecer os espaços mínimos entre um estribo e outro, a fim de respeitar as distâncias do projeto.

Sendo assim, trata-se de um tipo de ferragem muito importante para que a obra não tenha qualquer tipo de problema estrutural

8. Pregos

É verdade que o prego não é exatamente uma barra de ferro para construção, mas ele é tão importante dentro da construção civil que não há como deixar de citá-lo.

Fora isso, esse com certeza é o tipo de ferro para construção mais conhecido de tudo, presente em todas as fases de uma obra.

Afinal de contas, é um componente muito versátil e que possui tipos distintos entre si, como os de cabeça, sem ou com cabeça dupla.

Em relação aos pregos com cabeça, eles são muito comuns na construção civil na parte mais pesada, por exemplo.

Já os que não tem cabeça são mais úteis para quando é necessário pregar uma madeira, mas sem ter que manchá-la.

Como calcular ferragens para construção?

É vital saber a quantidade necessária de ferragens para construção, mas essa é uma conta que muitas pessoas têm dificuldade em fazer.

Afinal de contas, trata-se de algo muito trabalhoso. Mas, hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos, tem sido cada vez mais fácil resolver essas questões.

Então, se você quer calcular a quantidade necessária de ferragens para construção, saiba que é possível ter a ajuda de alguns aplicativos e sites, bem como:

Por meio dessas ferramentas, você consegue fazer o cálculo dos materiais de construção que vai necessitar para o seu projeto

Onde comprar ferragens para construção?

Agora que já sabe de tudo isso, onde comprar ferro para construção civil? Há uma série de lojas físicas e online que é possível fazer isso.

No entanto, o ideal é fazer a compra do tipo de ferragem para construção de acordo com aquilo que está previsto no seu projeto de obra.

Ou seja, seguindo o que o profissional responsável calculou que é necessário, uma vez que essa é a melhor forma de evitar desperdícios ou mesmo que falte algum material para continuar a obra.

Então, assim que tiver a lista de materiais de construção, é só procurar uma loja que seja de sua confiança.

Conclusão

Como você pôde notar, há mais de um tipo de ferro para construção, sendo que todos eles são vitais para diferentes fases de uma construção.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe C&A

Somos uma equipe de escritores que tem como objetivo ajudar pessoas nos seus projetos de construção e acabamento.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse