Construção & Acabamento

Se você vai construir ou reformar algum imóvel, é normal que surjam algumas dúvidas durante o processo.

Afinal de contas, é vital que tudo saia de acordo com aquilo que se tem esperado, além de garantir a máxima segurança.

Em vista disso, muitas pessoas ficam na dúvida entre bloco de concreto ou tijolo. Qual deles confere maior segurança e resistência?

Ou, será que de fato há diferenças entre eles? E em relação aos valores? É essencial entender melhor sobre esse assunto, até para ficar mais tranquilo.

E, na gora de comprar o material para construção, com certeza você vai encontrar uma diversidade gigantesca de produtos.

Sendo assim, saber a diferença entre eles vai ser determinante para fazer a escolha ideal, além de conseguir economizar.

A verdade é que a grande parte das pessoas ainda demonstra certas dúvidas sobre usar bloco de concreto ou tijolo.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre a diferença e vantagens de cada um, já que eles podem ser feitos com matérias-primas e tamanhos distintos.

Fora isso, eles se dividem em dois tipos de categoria: estrutural ou de vedação. E, como esses dois materiais são responsáveis pela qualidade e os gastos de uma obra, entender sobre o assunto é algo obrigatório.

Então, para compreender melhor sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

O que este artigo aborda:

Pedreiro construindo uma parede de tijolo
Pedreiro construindo uma parede de tijolo
Pin It

O que é melhor bloco de concreto ou tijolo?

A grande parte das pessoas quer saber se é melhor usar bloco de concreto ou tijolo, até mesmo para ter a certeza de que fará a melhor escolha para o projeto.

No entanto, é um pouco difícil falar qual é o material mais adequado, haja vista que isso depende de uma série de fatores.

Afinal de contas, cada um deles tem uma característica distinta, uma vez que são feitos de materiais diferentes.

Então, para responder essa pergunta, deve-se considerar qual é o tipo de tijolo que você vai utilizar e qual é o seu intuito.

Caso queira saber em relação ao bloco de concreto ou tijolo cerâmico, por exemplo, ainda assim é necessário saber qual é o seu intuito ou qual resultado espera.

Isso quer dizer que o ideal é sempre levar em conta alguns detalhes do projeto em questão, além de considerar algumas características de cada um dos materiais.

Então, nos tópicos abaixo, iremos dar um parâmetro sobre bloco de concreto x tijolo.

Bloco de concreto

Assim como o próprio nome sugere, o bloco de concreto nada mais é que um tipo cuja fabricação leva cimento, água, agregados e aditivos.

Mas, assim como os tijolos, o bloco de concreto também é muito comum de se usar na construção de paredes e muros.

No entanto, o bloco de concreto acaba sendo muito mais resistente se formos comparar com os demais, haja vista que tem uma taxa de quebra que é muito menor.

Ou seja, ele acaba oferecendo muito menos desperdício e, por consequência, há vezes em que essa é a opção mais em conta.

Sendo assim, se formos comparar o bloco de concreto com o tijolo, ele confere maior rentabilidade também.

Afinal, é necessário um número muito menor para que seja possível construir um metro quadrado, o que vai influenciar de forma direta os custos dos materiais e da mão de obra.

Fora isso, diferente do tijolo, o bloco de concreto é todo padronizado, o que ajuda no acabamento, já que requer um gasto menor com material para revestir.

Isso acontece porque demanda menos argamassa ou gesso. Isto é, acaba que o bloco de concreto confere mais economia.

E como se tudo isso não bastasse, a parede feita de bloco de concreto tem um desempenho acústico muito superior, mas peca um pouco no desempenho térmico.

Tijolo

Na grande maioria das vezes, o material é feito de massa de barro cozida, sendo que tem o formato de paralelepípedo.

Mas, se o seu intuito é conferir melhor conforto térmico e acústico para a sua casa, então com certeza essa é uma excelente alternativa.

Mas, em contrapartida, há outros pontos que requerem a sua atenção, uma vez que ele detém alguns detalhes mais específicos.

Ao procurar por esse material no mercado, irá notar que ele é mais barato do que o bloco de concreto. No entanto, isso não quer dizer que seja o mais econômico.

E isso acontece devido ao fato de ser um material menor. Então, para construir o metro quadrado de parede, acaba que será necessário um número maior do que um bloco de concreto.

Inclusive, muitas pessoas se perguntam: “o que sai mais barato bloco de concreto ou tijolo?”. Mas, para obter a resposta para essa pergunta, é preciso levar em conta o quanto irá construir.

Mas, no geral, você vai ter que investir um pouco mais em material, e isso se refere tanto a massa para assentamento quanto para a mão de obra.

Outra coisa que você precisa saber é que o tamanho do tijolo não vai influenciar apenas no custo, como também no tempo de finalização da obra.

Ou seja, como será necessário mais tijolos, por consequência a equipe vai precisar de um tempo maior para poder terminar a construção.

Além disso, como o tijolo não suporta cargas estruturais, o que pode ocorrer é utilizá-lo para vedação. Entretanto, saiba que a taxa de quebra é bem alta.

E, outro ponto que interfere de forma direta na questão financeira, são as imperfeições dos tijolos, fazendo com que o investimento em material de reboco também seja maior.

Tijolo baiano

Dentre as opções de tijolos, há o baiano, o qual só pode ser utilizado para vedação, uma vez que ele não suporta carga estrutural.

Por consequência, acaba sendo o tijolo mais barato do mercado, o qual tem alto índice de quebra e produz muito entulho.

Então, entre o bloco de concreto ou tijolo baiano, com certeza o bloco de concreto leva muito mais vantagem.

Inclusive, os especialistas recomendam a compra de 30% a mais de peças a mais daquilo estipulado como necessário, pois há muito desperdício.

Tijolo de solo-cimento

Nesse caso, ele é feito da mistura de terra e cimento prensado, sendo que seu processo de fabricação não exige a queima em forno à lenha.

Ou seja, não polui o ar e evita o desmatamento, tornando-se uma opção mais ecológica. E, para o seu assentamento, utiliza-se uma cola especial.

Qual a vantagem de usar bloco de concreto?

Em relação as principais vantagens de usar o bloco de concreto, podemos citar os seguintes:

  • Parede pesada e resistente;
  • Ótimo isolamento acústico;
  • Menos mão de obra;
  • Menos investimento com material de revestimento.

Qual a vantagem de usar tijolo?

No que tange as principais vantagens de usar tijolo na sua construção, citamos os seguintes:

  • Conforto térmico;
  • Conforto acústico;
  • Preço acessível.

O que sai mais barato bloco de concreto ou tijolo?

Na verdade, isso pode variar um pouco de acordo com o projeto em questão. No entanto, não podemos deixar de falar do fato de o tijolo ter muito desperdício.

Inclusive, como já citado antes, alguns especialistas recomendam fazer a compra de 30% a mais de material que o necessário.

E isso acontece porque o tijolo é um pouco mais frágil, podendo chegar ao local da obra já danificado ou danificar durante o procedimento.

No entanto, uma dica que pode lhe ajudar nesse processo são as calculadoras de materiais para construção civil.

Elas irão lhe dar uma boa ideia da quantidade de material necessário para fazer a construção que tem em mente.

A partir disso, basta comparar o valor final para o bloco de concreto ou tijolo, além de acrescer a margem de segurança do tijolo.

Conclusão

Como você pôde notar, usar bloco de concreto ou tijolo varia muito de acordo com a necessidade de cada projeto.

No entanto, ambos têm as suas vantagens e desvantagens, cabe a você definir qual é a mais adequada para levantar a obra.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe C&A

Somos uma equipe de escritores que tem como objetivo ajudar pessoas nos seus projetos de construção e acabamento.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse