Se você está construindo ou reformando, com certeza já passou pela sua cabeça a necessidade de colocar brita para concreto, certo?
Afinal de contas, trata-se de um tipo de material que, por mais que seja simples, é capaz de fazer com que a sua estrutura se torne muito mais segura.
No entanto, devido a grande variedade desse material, é normal você ficar em dúvida sobre qual brita para concreto colocar.
Em vista disso, é interessante que você saiba não apenas quais são os tipos de brita para construção, mas também o que cada uma é capaz de agregar para o projeto.
Inclusive, uma coisa que você precisa saber é que, devido a grande variedade de brita para concreto, a ABNT resolveu elaborar a NBR 7525.
Essa norma tem por intuito classificar todos os tipos de brita, de acordo com o seu tamanho, o que acaba por auxiliar em diversas questões.
Mesmo porque, dentro do ramo da construção civil, a brita sempre foi um material muito presente e indispensável para as obras, em especial para:
- Fabricar concreto;
- Assentamento de rodovia;
- Edificação de empreendimento comercial e habitacional.
A brita de concreto nada mais é que a fragmentação de rochas maiores, as quais são extraídas de pedreiras, por meio de explosão ou perfuração.
No entanto, antes de chegar ao canteiro de obras, a brita passa por um rigoroso processo de qualificação industrial.
Nos dias de hoje, é praticamente impossível notar o desperdício desse material pelas construtoras, concreteiras e usinas, haja vista que seu uso é integral.
Certo, mas qual é melhor tipo de brita para concreto? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que este artigo aborda:
- Por que colocar brita no concreto?
- Quais são os tipos de brita para concreto?
- Brita 0 (Pedrisco)
- Brita 1
- Brita 2
- Brita 4A
- Brita graduada
- Areia industrial
- Qual brita usar no concreto?
- Qual a diferença de brita 0 e pedrisco?
- Qual a medida de areia, brita e cimento para concreto?
- Conclusão
Por que colocar brita no concreto?
Porque, além da função estrutural, as pedras britadas acabam por contribuir para maior resistência à compressão e desgaste (abrasão).
Fora isso, a brita de concreto ajuda a reduzir a retração, bem como ajudam a baratear o custo de produção de concreto.
A brita também tem a função de dar mais volume para a mistura, mas sem que isso comprometa a resistência. A brita também ajuda a controlar a retração da massa.
Quais são os tipos de brita para concreto?
Você sabia que o tipo de brita para concreto pode influenciar todo o seu projeto? Em vista disso, é vital ficar de olho a respeito de qual é o tipo mais adequado para o seu caso.
Afinal de contas, cada tipo de pedra britada tem um tamanho diferente e, por isso, a sua aplicação também distingue.
Por consequência, não oferecer a devida atenção para esse simples detalhe pode causar alguns problemas durante a obra, além de aumentar os custos para reparo, por exemplo.
Então, se uma brita é mais adequada para pisos, ruas e vigas, é vital que siga essa recomendação, pois com certeza isso vai garantir um melhor resultado.
Mas então, quais são os tipos de brita de concreto? São elas:
Brita 0 (Pedrisco)
A brita zero para concreto é um tipo de material que tem uma espessura mais fina, cujo tamanho pode ir de 4,8 mm a 9,5 mm, segundo a ABNT.
Por ter uma espessura mais fina, o seu uso é mais adequado para fabricar vigas e vigotas, blocos de concretos, tubos, jateamento em túneis, lajes pré-moldadas e em diversos tipos de acabamento.
Fora isso, também é possível usar a brita 0 em obras de infraestrutura urbana ou para o preparo de paralelepípedos, chapisco em parede, concreto de armação de baixa espessura e manilhas.
Brita 1
Trata-se de um minério que varia de 9,5 mm a 19 mm que, nesse caso, é muito comum na construção civil como base para colunas de sustentação, vigas e lajes de obras de grande porte, como pontes, prédios, espaços residenciais e comerciais.
O concreto com brita leve tem por principal característica a resistência e, portanto, é um material muito útil.
Brita 2
A brita 2 tem por característica um tamanho médio que varia de 19 mm a 25 mm. No entanto, ela é feita de concreto bruto.
E isso acontece devido ao fato de que ele precisa ser mais resistente. Em relação ao seu uso, ele é comum em fundações e pisos que requerem espessura maior.
Brita 4A
Também chamada de ” bica corrida”, trata-se de um tipo que tem uma mistura de grãos maiores, com pedriscos e pó de pedra.
Sendo assim, não há uma granulometria definida, haja vista que a sua produção fica de acordo com a necessidade de cada cliente.
No entanto, esse é um minério muito comum de se usar em pavimentações de vias secundárias, ruas e acessos à obra, bem como galpões com piso de barro e aterros.
Fora isso, esse é um tipo de brita para concreto perfeita para ambientes que precisam de um material denso. O tipo mais grosso é ideal para pontos de escoamento de água.
Brita graduada
Conhecida também como “BGS”, trata-se de um material cuja composição se baseia na mistura de britas de rochas com tamanhos distintos.
Mas, caso se for compactada da forma correta, a brita graduada acaba adquirindo propriedades como estabilidade e durabilidade.
No que tange ao seu uso, é muito comum para trabalho de pavimentação ou reforço de vias, em obras de base.
Também é um bom material para melhorar a condição de rolamento de estradas ou para a produção de calçadas, tubulações, pisos etc.
Areia industrial
Nada mais é que um material que possui grãos bem finos de rocha, a qual se aproxima muito com a areia natural.
No entanto, ela é mais adequada para a substituição total ou parcial para a fabricação de concretos estruturais ou para construções civis.
Além disso, devido ao fato de a curva granulométrica ser mais constante, acaba que ela se torna uma boa opção para os que prezam por qualidade e consistência.
A areia industrial também adere melhor ao cimento, não têm impurezas orgânicas e ainda ajuda na preservação das margens e leitos de rios.
Fora isso, a areia industrial também costuma ser mais barata do que a natural, haja vista que a sua produção é mais próxima aos centros urbanos. Ou seja, o frete costuma ser muito mais baixo, também.
Qual brita usar no concreto?
Na verdade, apenas o engenheiro é a pessoa capaz de decidir qual é a melhor brita, haja vista que isso depende da necessidade de cada projeto.
É necessário sempre respeitar todas as normas técnicas do projeto e, por isso, deve-se avaliar cada caso de forma individual.
O pó de brita, por exemplo, é muito comum nas usinas de asfalto, calçadas ou mesmo na fabricação de concretos que têm texturas mais finas.
Já em relação a brita 0, como tem dimensões menores, ela acaba sendo mais propícia para a fabricação de blocos de concreto intertravado, jateamento em túneis etc.
Em contrapartida, a brita 1 é a mais usada na construção civil em vigas, lajes e colunas, uma vez que mede, no máximo, 19 mm.
Qual a diferença de brita 0 e pedrisco?
Nenhuma! Na verdade, a brita 0 e pedrisco se referem ao mesmo tipo pedra, a qual tem um tamanho que vai de 4,8 mm a 9,5 mm, no máximo.
Qual a medida de areia, brita e cimento para concreto?
É claro que isso pode variar de acordo com o volume de concreto que você quer fazer, mas lembre-se de que é preciso sempre respeitar a proporção dos materiais (traço).
Então, no geral, utiliza-se o traço composto por 1:2:3. Ou seja:
- 1 parte de cimento;
- 2 partes de areia;
- 3 partes de brita.
Em relação à água, o melhor é primeiro avaliar a quantidade de umidade que a areia tem, haja vista que quanto mais úmida ela for, menos água irá precisar.
Conclusão
Como você pôde notar, a brita de concreto é um material muito amplo, cujo uso depende de acordo com o projeto.
Sendo assim, apenas o engenheiro será capaz de informar qual é o melhor tipo de brita para concreto, haja vista que ele deve considerar todo o contexto.
Artigos relacionados: